Rede internaconal de eco-comunidades: Lançamento Honeydew em Teresópolis

Quando: Sábado, dia 13 de abril

Por Roman Raiter 03/04/2024 - 09:04 hs
Foto: Divulgação

Onde: Honeydew Teresópolis > Rua Cornélio Pena, Jardim Salaco - Teresópolis, 25974-420 

O que: 

Honeydew é uma rede de eco-comunidades dedicada à ecologia, espiritualidade e criatividade que está crescendo rapidamente. Nascida dos desafios da pandemia, a ideia da Honeydew é nos reconectar com a terra e com os outros. A primeira comunidade da Honeydew na Itália recebeu cobertura da imprensa internacional, incluindo no The Guardian, revista ELLE, Forbes Euronews. Agora a rede está se expandindo para o Brasil, na região serrana charmosa de Teresópolis. Desde o início, a Honeydew tem mantido fortes laços com o Brasil, em parte inspirada pelo vídeo viral do Instagram da Gabu, que trouxe paulistas, cariocas e catarinenses para o projeto. Isso trouxe a um fluxo de voluntários que vieram para a Itália e depois voltaram para o Brasil com entusiasmo para desenvolver a comunidade aqui.

A embaixadora da Honeydew, Elisa Ribeiro Contrucci, é uma paulistana com descendência italiana. Ela tem auxiliado no lançamento da comunidade em Teresópolis e disse: "A Honeydew mudou minha vida. Durante uma década, trabalhei no mundo corporativo em São Paulo, liderando uma equipe de dez pessoas e construindo uma carreira bem-sucedida. Mas, na comunidade, encontrei a plenitude de dedicar meu tempo a uma meta com impacto coletivo. O projeto mudou minha percepção sobre trabalho e me deu senso de propósito. Agora quero ajudar outras pessoas a experimentarem essa transformação aqui no país que nasci."

O fundador da Honeydew, Benjamin Ramm, estará presente no lançamento e disponível para entrevistas. Ramm expressou sua gratidão aos organizadores: “É uma honra para nós criarmos uma comunidade no Brasil - com locais que compartilham de nossos valores para construir uma comunidade sustentável e alegre. Temos memórias especiais de Petrópolis e Teresópolis e a beleza da região nos enche de contentamento. Estamos gratos por essa oportunidade e temos planos de desenvolver uma nova comunidade em Santa Catarina.” A Honeydew tem filiação com uma outra comunidade da região, Sol da Floresta, perto de Petrópolis, RJ.

Os proprietários do sítio em Teresópolis, Juliana Esquivel e Mauro Meirelles, explicam por que compartilharam sua casa com a comunidade: “Sempre sonhamos em viver uma vida mais saudável e simples, conectada à natureza. Então, quando tivemos a oportunidade de viver nosso sonho, pensamos que não seria justo fazer isso sozinhos. Nossa sociedade é dominada pelo individualismo e pelo consumismo, mas há uma grande vontade de viver de outra forma: colaborativa, cooperativa e integrada com o mundo natural. Acreditamos que muitas outras pessoas compartilham de nossa visão e queremos construir nosso sonho juntos.”

Duas voluntárias brasileiras que estão atualmente na Honeydew na Itália, Aline Dalmaso e Ketlyn Cristina Alves, são catarinenses que encontraram plenitude no dia a dia e construíram uma bela amizade. Aline diz: "A comunidade me deu a oportunidade de crescer na presença do outro. Eu dirijo uma empresa de contabilidade em Timbó e encontrei aqui  equilíbrio empoderador: dedico meu tempo às demandas da comunidade na parte da manhã e trabalho remotamente à tarde, enquanto aproveito o apoio da comunidade e a oportunidade de conhecer novas pessoas de todo o mundo. Na Honeydew, eu falo português, italiano e inglês, e a cada semana descobrimos novas atividades e exercitamos novas habilidades. Tem sido uma experiência enriquecedora - e eu estou animada para que meus amigos brasileiros possam vivenciar tudo isso no Brasil mesmo!"

Ketlyn, professora de Joinville, diz: "A vida em comunidade me encorajou a expressar diferentes aspectos da minha personalidade: o criativo, o social e o pedagógico. A natureza aqui é incrível - uma verdadeira medicina de cura - aqui experimentamos tanto a diversidade de cada personalidade quanto a unidade de um projeto em comum. A Honeydew é multicultural e coletiva: encontramos significado em estar em serviço um do outro, seja cozinhando juntos, dançando ou plantando. É a síntese ideal de natureza e cultura, que é perfeita para o Brasil!"